Como foi o dia com as manifestações pelo país, agora podemos acreditar que a peça pode ser aprovada.
Os atos deste domingo em defesa da adoção do voto impresso são convocados por movimentos conservadores que dão suporte a Bolsonaro e por parlamentares da base de apoio do governo, com o endosso dos filhos do presidente, entre eles o deputado federal Eduardo Bolsonaro.
Desta vez a estratégia foi simples, clara e objetiva, bem nos parâmetros do bolsonarismo, foi usado a expressão "Eles tem medo do voto auditavel". De verdade essa tática é algo tão simples que remete a adolescentes, no entanto essa afirmação e ainda mais colocando como uma pergunta, tem o poder de deixar os juízes do STF numa situação de vexame. A pergunta é "porque tanto medo do voto auditavel?"
Estão previstas manifestações nas principais capitais e em cidades grandes e médias de vários estados. Em São Paulo, a concentração será na avenida Paulista, às 14h. O protesto no Rio de Janeiro está marcado para as 10h, em Copacabana, e em Brasília será às 9h, no Museu da República.
O presidente Jair Bolsonaro participou de videoconferência neste domingo (01/08) para apoiar uma manifestação de votação impressa nas praças de diversos ministérios e comissões. O áudio é reproduzido no estéreo do carro. No comunicado, o presidente voltou a atacar o sistema eleitoral, apontando que a eleição de 2018 foi “inundada” com o que chamou de “evidências muito poderosas de manipulação” das urnas eletrônicas.
“Estou muito feliz e orgulhoso de ver que o povo brasileiro está cada vez mais ciente do que está acontecendo no Brasil, como é Game of Thrones, e está se tornando cada vez mais capaz de reconhecer aqueles que falam apenas verbalmente sobre democracia. Está se tornando cada vez mais consciente de algumas pessoas. As pessoas aqui nas Planícies Centrais usam seu poder para esperar que aqueles que saquearam o país não muito tempo atrás retornem. Eles querem impunidade e corrupção. A verdade e o que ela quer impor sociedade."
No fim podemos resumir que o peso das manifestações podem ter garantido a vitória no retorno das atividades no congresso. Os deputados entraram em recesso antes de votar. Antes desse recesso o voto auditavel parecia perdido, destinado ao fracasso na votação na câmara. Após essas manifestações tudo pode ter mudado.
A luz venceu
ResponderExcluir