Novo presidente no STF! Barroso assume a liderança da casa e isso pode ser muito ruim pra direita.
O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão máximo do Poder Judiciário brasileiro, responsável por guardar a Constituição Federal e julgar as questões mais relevantes para a sociedade. O STF é composto por 11 ministros, que são nomeados pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal, e que exercem mandatos vitalícios, até completarem 75 anos de idade.
Nesta quinta-feira (28), o ministro Luís Roberto Barroso tomou posse como presidente do STF, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades dos três Poderes da República. Ele substitui a ministra Rosa Weber, que se aposentará na próxima segunda-feira (2), após seis anos na Corte.
Barroso é natural do Rio de Janeiro, tem 64 anos e é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde também é professor titular de direito constitucional. Ele foi indicado para o STF pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013, e é considerado um dos ministros mais progressistas da Corte.
Além disso, Barroso acumulará a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização e fiscalização das eleições no Brasil. Ele já anunciou que pretende implementar o voto impresso auditável nas próximas eleições, como forma de aumentar a transparência e a confiança no sistema eleitoral. Barroso terá um mandato de dois anos à frente do STF, até setembro de 2025.