Decisão de Toffoli Anula Processos Contra Marcelo Odebrecht e Abala Confiança no Judiciário Brasileiro.
A decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), de derrubar todos os processos e investigações contra o empresário Marcelo Odebrecht na Operação Lava Jato é um escândalo de proporções imensuráveis. Alegando um suposto "conluio processual" entre o ex-juiz Sérgio Moro e a força-tarefa de Curitiba, Toffoli justificou a anulação dos atos processuais afirmando que os direitos do empresário foram violados. A interpretação de Toffoli de que as ações contra Odebrecht foram conduzidas "de maneira clandestina e ilegal" desrespeita todo o esforço de combate à corrupção no país e lança uma sombra sobre a credibilidade do Judiciário brasileiro.
A decisão de Toffoli de declarar a "nulidade absoluta" de todos os atos processuais e de trancar os inquéritos e processos contra Marcelo Odebrecht é uma afronta ao Estado Democrático de Direito. O ministro criticou duramente a conduta de procuradores e magistrados da Lava Jato, acusando-os de ignorar o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa para atingir objetivos pessoais e políticos.
A decisão de Toffoli é um triste reflexo de um sistema que, ao invés de fortalecer a justiça, parece mais preocupado em proteger poderosos empresários e políticos corruptos. Marcelo Odebrecht, réu confesso, deveria continuar a responder por seus crimes, e não ser beneficiado por uma interpretação que mais parece um retrocesso na moralidade pública. A sociedade brasileira, que tanto sofreu com os desmandos revelados pela Lava Jato, merece ver a justiça ser feita, e não manobras que favorecem aqueles que desviaram bilhões de reais dos cofres públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário