TRÁGlC0 FlM! Presidente Partiu, Segredo, Vidente Cigano Anuncia | 09/02/2024

Tragédia no Chile! Um trágico acidente tira a vida do ex presidente do Chile.

Sebastián Piñera foi um empresário e político chileno, que governou o seu país por dois mandatos, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Ele morreu em um trágico acidente de helicóptero na terça-feira, 6 de fevereiro de 2024, aos 74 anos de idade. 

Piñera nasceu em Santiago, em 1949, em uma família de classe média. Ele se formou em Engenharia Comercial na Universidade Católica do Chile e fez mestrado e doutorado em Economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Ele foi professor, consultor e um dos maiores empresários do Chile, com uma fortuna estimada em mais de 2 bilhões de dólares.


Piñera entrou na política em 1990, como senador independente. Depois, se filiou ao partido Renovação Nacional, de centro-direita. Em 2005, ele disputou a presidência pela primeira vez, mas perdeu para Michelle Bachelet. 

Em 2009, ele venceu a eleição e se tornou o primeiro presidente de direita eleito democraticamente desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet. Piñera enfrentou desafios em seu primeiro governo, como o terremoto de 2010, que deixou mais de 500 mortos, e o resgate dos 33 mineiros que ficaram presos em uma mina por 69 dias. Ele também promoveu reformas econômicas, sociais e ambientais, mas enfrentou protestos estudantis e sindicais.


Em 2017, Piñera foi eleito novamente para a presidência, com o lema "Tempos Melhores". Ele prometeu reduzir o desemprego, aumentar o crescimento e melhorar a qualidade de vida da classe média. 

No entanto, ele também teve que lidar com a crise social de 2019, que exigia mudanças na Constituição herdada da ditadura, a pandemia de Covid-19, que deixou mais de 40 mil mortos no país, e as acusações de conflito de interesses e corrupção. Piñera deixou o cargo em 2022, com uma baixa popularidade, e foi sucedido por Gabriel Boric, de esquerda. 

Em 2023, ele foi alvo de um pedido de impeachment, que foi rejeitado pelo Senado, por supostas irregularidades na venda de uma empresa de mineração, reveladas pelo Pandora Papers. Piñera morreu em um acidente de helicóptero, quando voltava de uma visita a um amigo, na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. Além dele, outras três pessoas estavam a bordo da aeronave: o piloto, o copiloto e um assessor do ex-presidente. Todos eles faleceram no local. A morte de Piñera causou comoção no Chile e no mundo. 

Diversos líderes políticos expressaram suas condolências e homenagens ao ex-presidente, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento e a democracia do país. O velório de Piñera ocorreu na quarta-feira, 7 de fevereiro, na sede do Congresso Nacional, em Valparaíso, e o sepultamento foi realizado na quinta-feira, 8 de fevereiro, no Cemitério Geral de Santiago.

CONFIRA O VÍDEO AQUI

Contato do Cigano

Whatsapp: (48) 99144-5662

Whatsapp: (48) 99178-8723

Fone fixo: (48) 3039-5893

 Edição e texto: Theta Wellington
COMPARTILHAR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site