Depoimento de Pazuello estremeceu a CPI, Renan Calheiros não ouviu o que queria. E AGORA?


Não é segredo que a CPI do covid é um espetáculo feito as pressas e no momento errado. Não é atoa que grande parte da internet subiu a hashtag #CPIdoCirco, que ainda permanece entre os mais comentados. 


As análises feitas até o momento são duas, a primeira que esse não é o momento dessa CPI, nesse sentido o pensamento gira em torno da falta de planejamento de quem a propôs e também do bom senso, no momento que tira a atenção e o foco do combate a pandemia. A segunda análise que pode ser feita é a falta de tempo e preparo para levantar as questões que estão em pauta.

A CPI nasceu com um único objetivo, culpar o presidente Bolsonaro das mortes pelo Corona vírus. Vendo a movimentação e o objetivo claro da oposição em lançar essa investigação, os membros da situação correram atrás e deixaram as coisas mais justas. A investigação passou então a ter dois focos, o presidente e os governadores e prefeitos. 

Essa foi uma vitória tremenda em cima de um golpe dado pela oposição, podemos dizer que foi uma ideia de mestre. As batalhas continuaram a ser travadas para decidir quem iria liderar o andamento do caso, nesse ponto a situação perdeu feio, a presidência foi para Omar Aziz, a vice presidência para Randolfe Rodrigues e a relatoria para Renan Calheiros, todos de oposição. Foi uma derrota total. Mas até o momento a última derrota.


Não é atoa que a maioria da comunidade política concorda que esse não era o momento da CPI, o despreparo fica evidente a cada dia que passa. Depois de 4 ministros da saúde darem suas versões dos fatos frente aos senadores, o presidente sai mais limpo do que entrou. Das figuras que fizeram parte do ministério da saúde, as atenções foram voltadas para Mandetta e Pazuello. No depoimento de Mandetta nada pode ser dito contra Bolsonaro. 

Existe algo que está se repetindo a cada momento dessa CPI, que é o constrangimento tanto dos senadores como dos que estão sendo acusados. São feitas perguntas sem nexo e muitas vezes não são perguntas são afirmações. Como nada foi tirado de Mandetta as atenções foram voltadas para Pazuello.

O depoimento do ex ministro já começou com complicações antes mesmo de começar. Por uma suposta ameaça de prisão contra o ex ministro, caso ele quisesse permanecer calado. um hábeas corpus foi pedido e aceito, ele tinha a segurança de falar o que quisesse sem as ameaças. O dia chegou, e contrariando as expectativas Pazuello falou tudo que foi perguntado e ainda fez uma abertura falando passo a passo o que aconteceu.

Renan Calheiros bem que tentou, mas nada intimidou o ex ministro. Ele sim veio com a preparação adequada para algo desse tamanho. A sessão chegou ao fim e a única certeza que ficou é que prefeitos e governadores tem o anjo forte, pois não se sabe se vão sofrer qualquer tipo de investigações.

VÍDEO TV SENADO



COMPARTILHAR:

Um comentário:

  1. Espero que CPI seja responsável o suficiente é não cometer uma besteira. UM CONDENADO NÃO PODE PRENDER UM GENERAL. TODA AGRESSÃO TEM UMA REAÇÃO. DEPOIS DA PORTA ARROMBADA NÃO ADIANTA BOTAR TRANCA.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site