A reforma tributária pode ser a chance do governo mexer ainda mais com nosso dinheiro.
O Brasil necessita urgentemente de uma reforma tributária. Mas tem que ser algo pensando no bem estar do povo, no crescimento do país e jamais no governo.
Aliás, outra coisa que devia ser revista são as quantidades de dinheiro exorbitantes que os nossos representantes recebem por mês, trabalhando 3 dias por semana. O relatório do mutirão de reforma tributária na Câmara dos Deputados traz clareza sobre os critérios que devem ser discutidos no texto final.
No entanto, alguns especialistas se preocupam com o possível impacto de reescrever todo o quadro legislativo tributário existente. O advogado tributarista Carlos Gasperin é um dos que concordam. Para ele, fazer pequenos ajustes na legislação é mais eficiente do que escrever um texto inteiramente novo.
A maior parte dos benefícios da Lei de Emenda Constitucional (PEC) pode ser alcançada por meio da implementação de instrumentos legislativos já previstos no código tributário vigente. Eles alegam que o IVA proposto seria totalmente não cumulativo, com cada etapa sendo tributada e gerando créditos para as demais etapas. Se olharmos para a lei complementar 87/96 que rege o ICMS, essa disposição já existe, mas sua aplicação foi adiada pelos cantões por muitos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário