Brasil, Colômbia e México Exigem Transparência nas Eleições da Venezuela e Solução Pacífica para Impasse Eleitoral.
Na noite desta quinta-feira (1º), os governos do Brasil, Colômbia e México emitiram um comunicado conjunto em solidariedade ao povo da Venezuela, que, no último domingo (28), foram às urnas para definir o novo presidente, resultando na reeleição de Nicolás Maduro. Após uma reunião virtual entre os representantes dos três países, decidiu-se emitir a nota.
No comunicado, os países afirmam estar acompanhando o processo de apuração dos votos e exigem que as autoridades venezuelanas divulguem publicamente o resultado da votação. "As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados", destacaram. O comunicado conjunto também solicita que os cidadãos venezuelanos mantenham a calma durante as manifestações e evitem episódios de violência. "Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento", afirmaram os representantes dos três países. Essa mensagem busca apaziguar a situação tensa no país, onde, até o momento, 12 pessoas já perderam a vida durante os protestos que ocorrem desde a eleição.
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Gustavo Petro (Colômbia) e Andrés Manuel López Obrador (México) reiteraram, no comunicado, seu respeito absoluto pela soberania da vontade do povo venezuelano. Eles também expressaram disposição para apoiar os esforços de diálogo e a busca de acordos que beneficiem o povo da Venezuela.
O comunicado ressalta a importância da apuração imparcial e da solução do impasse eleitoral pelas vias institucionais, uma vez que a legitimidade do processo democrático é essencial para a estabilidade política e social do país. A nota conjunta também reflete a preocupação dos países latino-americanos com a estabilidade regional e a proteção dos direitos humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário