BRASIL PREPARADO! Sem Volta para Maduro, Chay Grazik Arrepia | 07/12/2023

Brasil preparado para guerra! Exército brasileiro começa a posicionar suas tropas para manter Nícolas Maduro longe.

O envio de tanques do exército brasileiro para Roraima é uma medida de precaução diante das ameaças do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, de invadir a Guiana para anexar o território de Essequibo, que possui grandes reservas de petróleo. O Brasil, que faz fronteira com os dois países, não quer se envolver em um conflito armado na região, mas também não quer permitir que a Venezuela use o seu território como rota de acesso ao Essequibo. 

O Exército brasileiro decidiu antecipar o envio de 16 blindados para Boa Vista, a capital de Roraima, em uma operação que custou cerca de R$ 6 milhões. Os blindados são do modelo M-60, que têm capacidade de tiro de até 4 km e podem transportar até quatro militares cada um. Eles foram enviados por via aérea, em um avião de carga da Força Aérea Brasileira, e chegaram ao destino no dia 4 de dezembro de 2023.


O ministro da Defesa, José Múcio, explicou que o reforço tem o objetivo de evitar qualquer trânsito de militares venezuelanos pelo território brasileiro, que é a rota mais fácil de acesso à região do Essequibo. Ele afirmou que o Brasil não permitirá "sob hipótese alguma" que essa rota seja usada pelos países vizinhos. 

Ele também disse que o Brasil respeita a soberania da Guiana e que apoia uma solução pacífica para o conflito. A situação na fronteira entre Brasil e Venezuela é tensa desde que Maduro anunciou, em novembro de 2023, que iria retomar o controle do Essequibo, uma área de 159 mil km² que corresponde a quase dois terços do território da Guiana. O Essequibo é disputado pelos dois países desde o século XIX, mas a Venezuela nunca reconheceu o acordo de arbitragem de 1899, que definiu a fronteira atual. Maduro alega que o acordo foi fraudulento e que o Essequibo pertence à Venezuela por direito histórico.


A Guiana, que é um país pobre e dependente da exportação de petróleo, rejeita as pretensões de Maduro e acusa a Venezuela de violar o direito internacional. A Guiana conta com o apoio dos Estados Unidos, da União Europeia e do Grupo de Lima, que reconhecem o líder opositor Juan Guaidó como presidente legítimo da Venezuela. 

A Guiana também recorreu à Corte Internacional de Justiça, que deve se pronunciar sobre a validade do acordo de 1899. O envio de tanques do exército brasileiro para Roraima é uma forma de demonstrar que o Brasil está atento à situação na fronteira e que está preparado para defender a sua soberania e a dos seus aliados. O Brasil espera que a crise na Venezuela seja resolvida por meios diplomáticos e que não haja uma escalada de violência na região.

CONFIRA O VÍDEO AQUI

Créditos Chaline Grazik

Instagram Oficial: https://www.instagram.com/cha.grazik/

COMPARTILHAR:

Um comentário:

  1. A atual cúpula das Forças Armadas brasileiras é extremamente simpática ao projeto de Lula e do Foro de São Paulo para a instalação de uma ditadura comunofascista nos moldes do Socialismo Bolivariano em vigor na Venezuela. Já temos até nosso general Padrino Lopez para garantir a Esquerda Corrupta no poder.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site