ALGO GRANDE! Segredo Anunciado, Governo, Esquerda, Sensitiva Gritou | 03/10/2023

Esquerda está horrorizada com as queimadas em 2023, sem poder culpar Bolsonaro eles não culpam Lula.

É provável que vocês lembrem que no período do governo Bolsonaro, a cantora Anita pintou o corpo como forma de protesto contra o presidente da República. Nesse primeiro ano de governo Lula, as queimadas já são maiores que no período do ex presidente, e o ano ainda não acabou. 

Fica aqui o questionamento, cadê Anita? As queimadas na Amazônia são um dos maiores desafios ambientais do Brasil e do mundo. Elas afetam a biodiversidade, o clima, a saúde e os direitos humanos de milhões de pessoas que vivem na região. Neste texto, vamos analisar as causas, as consequências e as possíveis soluções para esse problema. 

As causas das queimadas na Amazônia são principalmente o desmatamento e a agropecuária. O fogo é usado para limpar o solo que foi desmatado para posteriormente ser usado na criação de gado ou no plantio de culturas como soja, milho e cana-de-açúcar. Segundo o Inpe, o desmatamento na Amazônia aumentou 17% em 2023 em relação a 2022, atingindo o maior nível desde 2008. 

A maior parte do desmatamento ocorre de forma ilegal, sem autorização ou fiscalização dos órgãos ambientais.


As consequências das queimadas na Amazônia são graves e variadas. A primeira delas é a perda de biodiversidade, pois muitas espécies de animais e plantas são mortas ou expulsas de seus habitats pelo fogo. A Amazônia abriga cerca de 10% de todas as espécies do planeta, sendo considerada um dos maiores patrimônios naturais da humanidade. 

A segunda consequência é a emissão de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas. A Amazônia é responsável por cerca de 10% do carbono armazenado na vegetação mundial, mas quando queima, libera esse carbono na atmosfera. A terceira consequência é a piora na qualidade do ar, que pode causar problemas respiratórios e cardiovasculares nas pessoas expostas à fumaça. Segundo um estudo da Fiocruz, as queimadas na Amazônia foram responsáveis por mais de 2 mil mortes prematuras em 2020.


As possíveis soluções para as queimadas na Amazônia envolvem ações conjuntas dos governos, da sociedade civil, do setor privado e da comunidade internacional. 

Algumas dessas ações são: fortalecer o combate ao desmatamento ilegal, com mais fiscalização e punição aos infratores; incentivar o desenvolvimento sustentável da região, com alternativas econômicas que valorizem a floresta em pé; promover a educação ambiental e a conscientização da população sobre os benefícios da conservação da Amazônia; apoiar as iniciativas de prevenção e monitoramento das queimadas, como o Monitor do Fogo; e integrar os povos indígenas e tradicionais na gestão dos recursos naturais, respeitando seus direitos e saberes. 

As queimadas na Amazônia em 2023 são um alerta para a urgência de protegermos esse ecossistema vital para o equilíbrio do planeta. Somente com a participação e a responsabilidade de todos os atores envolvidos poderemos garantir um futuro mais verde e saudável para as próximas gerações.

CONFIRA O VÍDEO AQUI 

Contato consultas com Sensitiva Bianca

Whatsapp: (19) 99916-4617

Redes sociais

Edição e texto: Theta Wellington

COMPARTILHAR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site