BOLSONARO GANHOU AVANÇO! Candidatos poderão vigiar as Urnas, Sensitiva Atualiza | 26/09/2022

Apuração das urnas será vigiado pelos candidatos e suas equipes.

Bolsonaro tem ganhado muito terreno em relação a seus pedidos no STF. Certo que não foram atendidos completamente, mas é nítido que já é um avanço que há muito tempo qualquer um diria que seria impossível. 

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), convidou todos os candidatos à presidência e vice-presidência e representantes de órgãos de fiscalização a estarem presentes na Seção de Generalização na manhã desta quarta-feira.


A nota do TSE afirma que o objetivo é tornar o local, "um tradicional espaço de trabalho com computadores distribuídos em cubículos", com acesso gratuito a representantes de órgãos fiscalizadores como Ministério da Fazenda, Associação Brasileira da Ordem dos Advogados (OAB), Polícia Federal, partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais. 

O TSE afirmou que a Seção de Agregação (Setot), uma das divisões da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, foi responsável pelo desenvolvimento do sistema de agregação e divulgação dos resultados, e informou à divisão que era composta por uma equipe de 20 trabalhando com outras divisões do servidor TSE e TRE.


O TSE destacou ainda que o sistema utilizado no dia da votação é lacrado e assinado digitalmente antes do pleito, "e os resultados de cada assembleia de voto ocorrem imediatamente após a eleição, ou seja, às 17h, a emissão das urnas ainda está no Assembleia de voto". 

As urnas, além de estarem disponíveis para consulta pública nas próprias seções, serão entregues aos fiscais dos partidos e divulgadas ao vivo durante as eleições deste ano, informou o TSE.


Os sistemas de votação eletrônica têm sido alvo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição e ocupa o segundo lugar nas pesquisas eleitorais, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sem fornecer provas, o presidente disse que o sistema era vulnerável a fraudes. 

Bolsonaro, que deu a entender que pode não aceitar o resultado da eleição, disse recentemente que se não vencesse no primeiro turno, "algo de anormal" aconteceria com a Bolsa de Tóquio.


Contato consultas com a Cigana Vênus
Whatsapp: (51) 99203-1971

COMPARTILHAR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site