REBULIÇO! REDE GLOBO COMEÇOU RUIR, O PESO DO PRESIDENTE TRINCOU A EMISSORA NO MEIO.

Mestre José comenta a queda da Globo, Bolsonaro cumpriu a promessa e colocou a emissora no chão.

Ainda antes de começar a campanha para a presidência de 2018 o atual presidente já prometia cortar a verba das emissoras e qualquer tipo de gasto desse tipo. A Rede Globo perdeu 144 milhões de reais no primeiro semestre deste ano, uma perda de 122% ante 51 milhões de reais no mesmo período em 2020. 

Desde 2019, a rede passa por um processo de reestruturação, rescindindo contratos com grandes estrelas como Faustão, Tiago Leifert e Lázaro Ramos. A Globo divulgou um relatório no início de setembro no qual afirmava que reduziu 281 milhões de reais por meio de cortes de custos e demissões.

 A empresa alegou que suas despesas pessoais aumentaram 48 milhões de reais, principalmente devido a compensações e reajustes salariais do acordo coletivo de trabalho. Em 30 de junho deste ano, a despesa da Globo com salários e despesas sociais era de 85345 milhões de reais, valor bem inferior aos 1,18 bilhão de reais do final de 2020. 

A concessão é rescindida e a concessão pública da TV Globo expira em 5 de outubro de 2022, o que significa que o presidente Jair Bolsonaro pode decidir renovar o contrato. Bolsonaro disse na transmissão ao vivo de 2019 que não é para você.


Do jeito que as coisas estão indo, a soma de tantos prejuízos seguidos, a marca desvalorizando, a dívida que só cresce e principalmente a ameaça de não ter sua concessão liberada torna real o risco da emissora acabar. 

Cortar muitos salários e cortar custos de produção ajudou a Globo a aliviar o impacto da queda no investimento em publicidade em 2020. Este ano, a região reduziu drasticamente o número de veículos dedicados. O lucro da Globo (incluindo GloboPlay, canais pagos e Som Livre) foi de 167,8 milhões de reais no ano passado, contra 752,5 milhões de reais em 2019. 

De acordo com o balanço divulgado na sexta-feira, o lucro líquido caiu 11%, passando de R $ 14,1 para R $ 1 bilhão em 2019 e R $ 12,5 bilhões em 2020. Uma queda de 19% em relação a 2019, quando 17,54 bilhões de reais foram destinados à publicidade no país. 

A TV aberta, principalmente a Globo, ainda ocupa a maior fatia desse bolo, com 7,37 bilhões de reais alocados em todas as redes, uma queda de 20% em relação ao ano anterior. Nesse caso, de um ano para o outro, a Globo perdeu 17%, então ficou abaixo da média geral e apoiou os aliados do governo Bolsonaro, SBT e Record.

Assista o mestre a seguir, destrinchando cada detalhe e trazendo seus comentários.


Contato para consulta do Mestre José:

(51) 99516-6910

Edição e texto: Theta Wellington
COMPARTILHAR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site