ROTA DE COLISÃO! EXÉRCITO E TSE, SENSITIVA ATUALIZA E ANUNCIA PREVISÕES.

Exército e TSE em rota de colisão. Reunião vai decidir o destino do país.

Desde que o exército bateu o pé e disse que quer eleições limpas o TSE e o STF tem trabalhado para mostrar que tudo está correndo de forma normal. Foram feitas reinvindicações e foi pedido algumas garantias, uma lista de 15 opções, das quais 10 já foram garantidas. 

Agora o próximo passo é saber se o exército e o TSE vão entrar em acordo. Ao que tudo indica, a principal pauta é fazer com que a apuração do resultado seja pública. Em meio à crise entre o presidente Jair Bolsonaro e o TSE, o Alto Comando do Exército permanece em silêncio.


Corretamente, se houver manifestação ou posicionamento sobre o assunto, o ato será realizado pelo Departamento de Defesa. A avaliação é que, neste momento, quaisquer palavras colocadas incorretamente nas cédulas poderiam ser mal interpretadas e causar desgaste ao exército brasileiro. 

No entanto, o Exército estuda emitir uma nota sobre o papel das Forças Armadas nas eleições, mas a ideia ainda está sendo pesquisada internamente, segundo membros do comando. 

A ideia é que o Comandante Supremo não entre em conflito e conte cada palavra colocada nesta posição, por isso o lançamento desta nota é muito ponderado. Em avaliação interna de integrantes da chefia do Exército, o discurso do secretário-geral da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, foi mais voltado para o tom político do que técnico.


De acordo com os Aliados, há uma demanda para isso. Essa postura deve partir do presidente Bolsonaro para que o Ministério da Defesa sempre tenha uma postura dura em questões relacionadas ao sistema eleitoral brasileiro. Os interlocutores do general lembraram que a falta de posicionamento do ex-ministro da Defesa general Fernando Azevedo Silva irritou Bolsonaro e desencadeou todas as mudanças ministeriais em 2021.


O ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), reiterou o convite aos representantes das Forças Armadas para participarem da reunião da Comissão de Transparência Eleitoral. A reunião virtual está marcada para segunda-feira. 

O ministro respondeu à carta enviada ao tribunal pelo secretário de Defesa. Ele havia pedido a Fachin que marcasse uma reunião entre a equipe técnica do tribunal e as Forças Armadas. O TSE revelou que o tribunal aceitou 10 propostas das Forças Armadas. Apenas uma proposta feita pelos militares foi rejeitada.


Consultas Sensitiva Ângela Oliveira

Whatsapp: (21) 98549-6387

Canal da Sensitiva

Link: CLIQUE AQUI

COMPARTILHAR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Site